17 de mar. de 2011

A vocação da PJM

No último final de semana estive em Cascavel, PR, auxiliando na formação dos nosso monitores. Era muito bonito ver esses adolescentes reunidos com sede de formação, de aprender algo a mais para, posteriormente, repassarem aos seus pejoteiros.
Alguns acontecimentos me chamaram a atenção e acredito que valha a pena ser partilhado, afinal de contas as coisas boas devem ser divulgadas. Assim com Jesus disse um dia "Ninguém acende uma candeia para pô-la debaixo do alqueire; põe-na, ao contrário, sobre o candeeiro, a fim de que ilumine a todos os que estão na casa. (Mat. 5, 15).
Após o encerramento das atividades, um jovem me procurou e disse-me que teria muitas perguntas a fazer. Eu disse que estaria à disposição para respondê-las. E assim foi. Muitas perguntas foram feitas em relação a monitoria e outras o jovem queria apenas saber a minha opinião sobre alguns assuntos, como por exemplo sobre os jovens que usam drogas, qual meu conceito de juventude e até me pediu um conselho, um conselho para aqueles que estavam começando na monitoria. No final de nossa conversa ele disse, mais ou menos assim: "precisamos ser humildes para aprender também com os pejoteiros". Ele disse algo que sempre repito em minhas formações. Não nos tornamos monitores para "mandar" e nem mesmo para ter "poder". Nosso único poder é para SERVIR. Chamou-me a atenção a sede deste jovem de aprender alguma coisa a mais. E eu, assim como ele disse ao final do nosso papo, eu aprendi muito com ele.
O segundo acontecimento, foi relatado pela Assessora de Pastoral de Cascavel. Ela havia perguntado a um jovem se ele ainda tinha vontade de seguir a vocação marista. E ele respondeu: "Não, eu pensei um pouco e agora resolvi seguir a vocação da PJM". Fiquei pensando: mais uma vocação para a nossa Igreja, além daquelas já pré-estabelecidas. Depois, durante o dia, comecei a pensar nessa tal vocação da PJM e cheguei a conclusão de que de fato a PJM é uma vocação. É um chamado de Deus que devemos responder com generosidade. Você, que faz parte da PJM, já pensou nisso? Já pensou na sua responsabilidade ao entrar na PJM? Já pensou que estar na PJM é responder a um convite do próprio Deus, afinal de contas ao entrar na PJM nos tornamos evangelizadores e somos responsáveis um pelo outro. Ao se tratar do monitor, aqui nos deparamos com uma dupla vocação: a de partcipar da PJM e a de ser monitor. Assim como o jovem disse que "agora vou seguir a vocação da PJM", da mesma forma vai aqui a minha perguntinha a você jovem pejoteiro, jovem monitor: como você está seguindo a "vocação da PJM"? Está levando a sério? Está se preparando para essa nobre missão? Imagine um pouco a quantidade de jovens que participam da PJM e quantos deles estão ávidos por aprender coisas boas para ser vivenciada em suas vidas; pense quantos valores aprendemos e colocamos em prática quando entramos na PJM; pense o quanto bem, você pejoteiro, pode fazer aos seus familiares, amigos e colegas na escola; pense em seu testemunho perante estas pessoas e não tenha medo de esconder essa sua opção, ou melhor dizendo, essa sua vocação de monitor e pejoteiro.
Essa é a vocação da PJM a qual o jovem de Cascavel se referia. Uma vez na PJM você é convidado a ser LUZ do MUNDO e SAL da TERRA. Nao perca essa oportunidade, afinal, sendo você uma LUZ na PJM, não poderá se esconder embaixo da cama, as ao contrário, deve estar bem visível para que possa iluminar o seu e o caminho de muitas pessoas. Parabéns jovem por ter dito sim a este chamado, a esta vocação da PJM. Continue firme nessa caminha. Jesus e muitos outros jovens precisam de ti!

Um abração do sempre amigo
@brotherjohnp

Nenhum comentário:

Postar um comentário